sexta-feira, 12 de maio de 2017

Espetáculo “CORPO-MAPA-LIVRO”

Espetáculo “CORPO-MAPA-LIVRO”, Marina Nabais e Joana Pupo
CORPO-MAPA-LIVRO é uma peça que desarruma a biblioteca. Parte do LIVRO, enquanto objeto específico e como indutor de experiências transformadoras do CORPO. Propõe uma multiplicação de vivências plásticas, que levam à descoberta de novos espaços e sentidos. Um jogo poético de entradas e saídas, que nos levam numa viagem onde se revelam novos MAPAS.
Abre-se uma dimensão do livro, enquanto mapa e lugar da viagem corporal, e uma dimensão do corpo, enquanto inscrição de um processo traduzível em livros. Uma peça para um público que já lê e que dá conta de si mesmo enquanto leitor dinâmico e em crescimento.
As bibliotecas do agrupamento organizaram a ida a este interessante (e desconcertante!?) espetáculo, a convite da biblioteca municipal e aí apresentado a 28 de abril. As turmas do 6º 3, 6º 6 e 7º 2 da Escola António da Costa deslocaram-se durante a aula de Português acompanhadas pelas respetivas professoras e a turma do 4º A da EB1 Cataventos da Paz, pela sua professora titular, assim como pelas professoras bibliotecárias. O espetáculo prendeu a atenção da audiência de forma marcante e se não houve, de imediato, muitas perguntas às artistas, isso aconteceu mais por timidez do que por falta de interesse ou curiosidade. Pois soubemos que foi muito frutuosa a análise do espetáculo feita mais tarde, em contexto de sala de aula, e que o debate entre os alunos e as suas professoras foi muito enriquecedor. 
O ateliê para professores dinamizado posteriormente também se revelou muito desafiador. Repetir-se-á a 25 de maio, na Biblioteca José Saramago, pelas 17h, mediante inscrição. O nosso agradecimento às artistas e à biblioteca municipal.





Sem comentários:

Enviar um comentário