segunda-feira, 7 de março de 2016

Semana da Leitura 2016 - Escola D. António da Costa

cartaz - Alda Nobre, Isabel Braga

 "LER EM TODAS" é o já conhecido desafio colocado pela biblioteca escolar para se ler alguns minutos, simbolicamente, em todas as turmas, em todas as disciplinas. Sugerimos esse momento na 3ª feira, dia 15, ao 1º tempo de cada turno. Distribuiremos um livro, umas tiras de papel e umas canetas para cada turma. A leitura poderá ser desse ou de qualquer outro livro, da internet ou de outras sugestões deste blogue . Pede-se que os alunos escrevam a cores, frases tocantes retiradas dessas leituras, nas tiras de papel que serão devolvidas à biblioteca. Não esquecer de colocar o autor! Com essas tiras vamos "CONSTRUIR OS ELOS DE LEITURA" que irão ter um impacto interessante na escola!

Em "LER CINEMA", algumas sessões já estão agendadas na e com a biblioteca. Para além destas, desafiam-se os professores interessados a visionarem com os alunos um dos filmes propostos pelo Plano Nacional de Cinema, para o respetivo ciclo. Ver aqui as sugestões dos filmes do PNC para esta Semana.

Os "CONCURSOS DE INGLÊS e de PORTUGUÊS" vão realizar-se na biblioteca, de acordo com a calendarização e regulamentação definidas pelas disciplinas. Espera-se que muito participados, como é costume.

A participação na "MARATONA DA LEITURA" está prevista para todas as turmas da escola, em mini-sessões na biblioteca, acompanhados pelo professor de Português, ou por outro professor, numa Rotação das Turmas ao Longo do Dia.

Esperamos que todos passem por cá, não só os alunos, mas também os professores e funcionários. Os pais também estão convidados. Outros convidados, da comunidade, honrar-nos-ão com a sua presença. Novamente neste contexto, todos serão desafiados a "CONSTRUIR OS ELOS DE LEITURA".

Elos de Leitura, é o tema proposto este ano  pelo Plano Nacional de Leitura, da seguinte forma:

"Na 10ª edição da Semana da Leitura, sugere-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais,  unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas."

Contamos com a  participação de todos no desenvolvimento das competências e gosto pela leitura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário