sexta-feira, 18 de março de 2016

Encontro com a escritora Sofia Ester - Semana da Leitura ESEN



A sessão com a autora promovida pela professora de português e pela biblioteca escolar, enquadrou-se na semana da leitura, e decorreu no dia 14 de março no auditório da ES Emídio Navarro.
Várias turmas de 9.º ano tiveram a oportunidade de contactar de novo com a autora, decorridos dois anos após o primeiro encontro.
Numa sessão dinâmica e desafiadora, Sofia Ester conseguiu mobilizar os alunos, conforme a professora Maria Manuel Paz, no testemunho abaixo, bem retrata.



Adozinda V de volta é o último livro da coleção Adozinda que a autora, Sofia Ester, apresentou aos alunos de 9ºano da Emídio, numa espécie de resposta aos trabalhos que estes, no 7ºano, lhe apresentaram sobre dois volumes da mesma colecção. Esse foi o assunto de abertura da sessão, já que a professora Sofia «reclamou» do «patamar elevado» a que os referidos trabalhos a colocaram, querendo dar uma resposta à altura. E deu.

Começando por apresentar as novas personagens, sem desvendar o essencial da história, a autora criou um jogo de pergunta- resposta com a oferta de livros da coleção aos vencedores e ainda apresentou a sua plataforma de jogos, a «escola de magia», conseguindo manter o interesse do auditório e motivando-o à leitura desta nova aventura da bruxinha que tão bem ficaram a conhecer.

Os alunos ficaram sensibilizados com a atenção de que foram alvo e sentiram que, de alguma forma, os seus trabalhos de 7ºano foram também um incentivo ao processo criativo da nossa professora-escritora e só por isso já valeu!
Maria Manuel Paz

1 comentário:

  1. Obrigada por esta sessão da qual tanto gostei!
    Parabéns à Biblioteca Escolar, às Professoras e aos alunos :)

    ResponderEliminar