quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Dia da Poupança e da Educação Financeira



O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de outubro e  foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobreendividamento. A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão. Todos os anos são organizadas diferentes atividades neste dia. Com a crise económica a necessidade de chamar a atenção para esta data ainda é maior.

Em Portugal vai ser lançado amanhã, dia 30 de outubro, o primeiro caderno de educação financeira dirigido a alunos do primeiro ciclo, projecto pioneiro a nível europeu que surge ao abrigo do Plano Nacional de Formação Financeira iniciado em 2011 pelo Banco de Portugal, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Ver mais em: http://www.todoscontam.pt/pt-PT/Principal/Paginas/Homepage.aspx

No nosso Agrupamento a Educação Financeira é uma das Ofertas Complementares, ao nível do 3º ciclo. À semelhança do ano passado, durante estas aulas, as turmas têm utilizado muito a biblioteca para efetuarem as pesquisas e desenvolverem os seus projetos. Está tudo preparado, na Biblioteca da Escola D. António da Costa, para recebermos os trabalhos dos alunos que serão expostos a partir de amanhã e durante alguns dias. Aguarda-se com expectativa os conceitos e conselhos que esta exposição nos vai proporcionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário