sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Dia Internacional da Língua Materna

Dia Internacional da Língua Materna – 21 de Fevereiro. Celebramos a 23 de fevereiro


Perto de 6000 línguas existentes no mundo são celebradas no Dia Internacional da Língua Materna, um evento criado para promover a diversidade linguística e cultural e a educação multilingue.

O progressivo desaparecimento de muitas línguas levou a ONU a proceder a estudos que apontam para a preocupante situação de risco de extinção de mais de um terço das línguas existentes no mundo, identificadas no Atlas das Línguas em Risco de Extinção.    

O  Dia Internacional da Língua Materna que se celebra desde o ano 2000 representa um esforço para promover a preservação e proteção de todas as línguas faladas pelos povos do planeta. A data marca os graves acontecimentos ocorridos em 1952 no  Bangladesh, quando numa manifestação em Daca, hoje capital do país, foram mortos alguns estudantes, em confronto com a polícia, ao defenderem a sua língua materna, o bengali.

O português não é uma das línguas ameaçadas; pelo contrário, é uma das línguas mais faladas do mundo e que  se encontra a celebar os 8 séculos da sua existência. Celebrações a nível nacional e em eventos importantes no nosso concelho impulsionados pela CMA e pelo nosso Centro de Formação AlmadaForma, nos quais o nosso Agrupamento também participa de forma ativa. (Ciclos de Conferências e outros eventos de "A Língua em viagem: celebrar os 8 séculos da Língua Portuguesa e os 400 anos da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto").

Também nos orgulhamos por o nosso país ter dado passos  importantes  no reconhecimento e preservação de uma língua minoritária que se encontra em risco, o mirandês, e que passou a ser Língua Oficial de Portugal desde  janeiro de 1999. O mirandês é uma língua latina, da família das línguas astur-leonesas.  Saudamos o mirandês e os falantes desta língua. Deveremos celebrar, também,  a língua gestual portuguesa que é  a outra Língua Oficial de Portugal, desde 1997, e saudar os surdos, suas famílias e todos aqueles que dominam esta língua materna de Portugal. Não esquecemos, também, as línguas maternas das comunidades que vivem entre nós e, especialmente, dos nossos alunos e suas famílias. 

Na biblioteca da Escola António da Costa está patente uma pequena exposição para marcar este Dia. Na 2ª feira, dia 23, os alunos estão convidados a produzirem e exporem saudações e outros textos nas suas línguas maternas, assim como apresentarem histórias, poemas e curiosidades das suas culturas. Isso vai acontecer em algumas aulas de português e línguas estrangeiras e também na biblioteca onde esperamos a visita de algumas turmas para esta celebração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário